Sejam bem-vindos

;)

quinta-feira, 28 de abril de 2011

Émile Durkheim, um dos pais da sociologia moderna

Émile Durkheim nasceu na cidade de Épinal (região de Lorena, França) no dia 15 de abril de 1858 e é considerado um dos pais da sociologia moderna. Durkheim foi o fundador da escola francesa de sociologia, posterior a Marx, que combinava a pesquisa empírica com a teoria sociológica. É amplamente reconhecido como um dos melhores teóricos do conceito da coesão social.


Ele foi um dos responsáveis por tornar a sociologia uma matéria acadêmica, sendo aceita como ciência social. Durante sua vida, publicou centenas de estudos sociais, sobre educação, crimes, religião, e até suicídio. Um de seus focos era como as sociedades poderiam manter a sua integridade e coerência na era moderna, quando as coisas como religião e etnia não poderiam estavam tão dispersas e misturadas.
O papel do sociólogo na visão de Durkheim seria o de estudar, entender e ajudar a sociedade. Vendo isso, ele fez uma ponte entre os conhecimentos Biológicos conjuntamente comparando com a Sociedade.
Durkheim descreve a chamada "divisão do trabalho social", que mostra a necessidade de se estabelecer uma solidariedade orgânica entre os membros da sociedade. A comparação estaria em, seguindo o exemplo de um organismo biológico, onde cada órgão tem uma função e depende dos outros para sobreviver, se cada membro da sociedade exercer uma função na divisão do trabalho, ele será obrigado através de um sistema de direitos e deveres, e também sentirá a necessidade de se manter  solidário aos outros. O importante para ele é que o indivíduo realmente se sinta parte de um todo, que realmente precise da sociedade de forma orgânica, interiorizada e não meramente mecânica.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário