Sejam bem-vindos

;)

domingo, 22 de maio de 2011

O Ponto de Mutação – Fritjo Capra livro e filme

"O Ponto de Mutação" é um livro  do físico austríaco Fritjof Capra , para se ter uma idéia do tamanho de problemas que cercam o mundo: fome, miséria, pobreza, crise energética, falta de água, epidemias, violência, poluição, perda da biodiversidade etc, etc e etc. São tantos que chegamos, diz Capra, à ponta do cume: é preciso a imediata e irreversível mudança de pensamentos e atitudes para que tais realidades sejam revertidas. Para ele, vale o que diz o I Ching, "ao término de um período de decadência sobrevém o ponto de mutação.

FRANÇA, INÍCIO DA DÉCADA DE 1990:
Sonia Hoffmann (Liv Ullmann) é uma física desiludida com os rumos tomados pela ciência. Após descobrir que suas pesquisas com microlasers estavam sendo utilizadas no projeto americano Guerra nas Estrelas, ela decidiu isolar-se em um vilarejo francês para repensar a vida.
No mesmo país, na capital, vive o poeta Thomas Harrimann (John Heard). Ele abandonou a cidade de Nova York por não suportar um modo de vida mercantilizado e refugiou-se no velho mundo para recuperar-se da decepção profissional e de um casamento fracassado, e para tentar superar, com tranqüilidade, a crise de meia idade que o acomete. Na América no Norte, seu amigo Jack Edwards (Sam Waterston) é um político bem sucedido. Porém, após perder as eleições para presidente dos Estados Unidos da América, sente-se esgotado, confuso em relação aos rumos de sua carreira e solicita socorro. Edwards recebe um convite de Thomas para passar uma temporada na França e o encontro dos dois com Sonia Hoffmann marca o início do conflito proposto em Ponto de Mutação.
O cenário onde a trama tem sua evolução é um castelo no litoral noroeste, no alto do Mont Saint Michel.  O local é propício para a discussão que toma toda a estória, por conter objetos que remontam à história da sociedade moderna e evocam as linhas de pensamento inerentes a ela.

 Baseado no livro de mesmo nome de Fritjof 
 Capra foi feito um filme que trata de uma analise sobre a história humana e uma síntese que essa analise causa no mundo atual.

 Mostrando a conseqüência da evolução historia e científica. Trata da destruição do meio ambiente. Fala da perseguição e torturas na idade média, da caça as bruxas.
A obra trata de uma grande sistese atual do conhecimento humano em diversos ramos do conhedimento. Nos dando uma perpectiva privilegiada da historia,  em sua maioria é baseada em fatos nem sempre verdadeiros, mas sim impostos por uma determinada classe dominante.

Nenhum comentário:

Postar um comentário